ACNE

0





Bloqueio físico


Esta afecção da pele limita-se, em geral, às partes gordas do rosto. Começando a maior parte das vezes com a aproximação da puberdade, pode limitar-se à adolescência, mas pode também prolongar-se para além dos trinta anos. Geralmente, a acne banal cura-se ao fim de alguns anos sem deixar cicatrizes. Pelo contrário, a acne nodular, que evolui durante muito mais tempo, tem muitas vezes consequências desagradáveis no plano estético, podendo deixar cicatrizes muito desagradáreis à vista.  

Bloqueio emocional


Pode, pois, verificar-se que a acne é uma maneira de afastar os outros, de não se deixar ver, sobretudo de perto. Este problema de pele revela uma pessoa que não se ama, que não se sabe amar, que tem pouca auto-estima. É uma alma sensível voltada para si mesma. É o que acontece muitas vezes aos adolescentes que exigem muito de si e têm facilmente vergonha. Em vez de se esconderem, repelem os outros, afastando-os com o seu problema de pele. Este mal-estar é também frequente nos que se esforçam por ser outra pessoa para dar prazer a um dos progenitores ou a ambos.

Bloqueio mental


Se és um adolescente com um problema de acne, aproveita para rever a percepção que tens de ti mesmo. Verifica que atitude mental te impede de seres tu mesmo, de exprimires a tua verdadeira individualidade. Seja porque aches que deves ser como o teu pai, ou porque estás de tal modo a reagir a esse pai que te esforças por ser o contrário. Entretanto, não és tu mesmo. Verifica com os outros como é que te vêem. A sua percepção é a mesma que a tua?
Se já não és adolescente e o problema persiste, sugiro que voltes à adolescência e verifiques o que se passava durante esse período da tua vida. Ao persistir, a tua acne indica que continuas a viver as mesmas feridas da adolescência e que já é tempo de mudares a percepção de ti próprio.
Se a acne surge na idade adulta, pode acontecer teres recalcado as feridas vividas na adolescência para não sofrer, sobretudo as feridas que atingiam a tua individualidade. Verifica o que se passou justamente antes de a acne se manifestar, o que pode ter despertado o que viveste durante a adolescência. É um meio que o teu corpo utiliza para te ajudar a libertares-te dessas feridas enterradas no teu íntimo e que já não podias recalcar. É precisa muita energia para manter recalcado o sofrimento de tal ferida. O teu corpo diz que precisas de ter mais auto-estima, de reconhecer a beleza que há em ti. 
Do livro: Bourbeau L.  O teu corpo diz “ama-te”: A metafísica das doenças e do mal-estar.  Cascais: Pergaminho; 2002.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR